10 julho 2014

Mulheres Francesas não Dormem Sozinhas

Boa tarde!

Estou de férias do meu trabalho a partir de hoje, por mais ou menos 15 dias, então isso significa que estou livre para passear, fazer comidinhas gostosas, viajar e lógico ler livros. Um dos que já comecei antes mesmo das férias é o título da postagem "Mulheres francesas não dormem sozinhas, por Jamie Cat Callan". 

Eu, muito curiosa com o título do livro, tive que comprá-lo para saber do que se tratava e descobri que o livro fala sobre le charme de la femme française ( o charme da mulher francesa) e como ela aplica isso no dia-a-dia, na maneira de se vestir, na maneira de agir, de cozinhar e de flertar, na verdade a vida dela é o mais puro charme do começo ao fim. 

Confesso que achei o título do livro meio grotesco comparado ao conteúdo sutil, leve e delicado das páginas que nos ensinam a ser mais femininas, algo que estamos perdendo ao longo dos anos com tanta revolução para lutarmos pelos nossos direitos. Não precisamos deixar de usar vestidos, de mostrar nossas pernas, usar saltos ou decotes para exigirmos respeito, para ganharmos um bom salário. Não precisamos falar e agir como se fôssemos homens, para sermos ouvidas e vistas, isso ao longo dos anos só fez com que eles se afastassem  cada vez mais de nós, pois agimos como seres autossuficientes e eu me pergunto pra quê e por quê? 

O que ganhamos com tanta atitude masculina?
Ganhamos mais trabalho, homens menos românticos, afinal pra quê ser romântico com uma mulher que pensa e age como ele e os amigos dele?  Muitos se aproveitam dessa autossuficiência da mulher para não arcar com certas responsabilidades, para não ter que agradar, e nós os chamamos de machistas. Mas machistas, estamos sendo nós, quando xingamos mulheres que mostram suas silhuetas e agem como mulheres, porque é o que são.

 Na nossa cultura, se uma mulher se vestir de forma feminina e for mais doce, ela é considerada fraca e cheia de frescura, quando na verdade ela está sendo apenas mulher, está sendo apenas ela mesma. Falo isso por experiência própria, pois tenho jeito mais delicado, mas isso não faz de mim uma pessoa fraca, apenas reconheço que tenho limites e não posso fazer tudo sozinha. Passei a adotar atitudes que não condizem comigo, atitudes masculinas e duras, o que ganhei? Apenas o desrespeito e me estressei muito, porém muitos homens já se acostumaram a isso e eu me estressei mais ainda, pois em alguma hora que não posso carregar determinado peso ou fazer coisas que somente eles fazem, homem nenhum aparece para ajudar, apenas ficam olhando, muitas vezes até pensam em fazer a gentileza, mas e o medo de levar o popular "corte".

É um ótimo livro para se redescobrir e aumentar a sua autoconfiança de ser mulher, de sair por aí e ser olhada e desejada, de conseguir cativar as pessoas. Um dos truques que elas aprendem desde pequena é seduzir ou séduire como elas falam. Nada é levado para o lado sexual, pelo contrário, um dos exemplos que a autora cita no livro é de uma francesa que ao chegar em um mercado para comprar um vinho ela não o compra e simplesmente sai do local, ela conversa com o senhor ao lado que já conhece há tempos, porque ela se faz conhecida, enquanto isso ela sabe que pode estar sendo observada por outros homens que fazem o tipo dela e despertar a atenção dos mesmos. Elas entendem de política e de cultura, discutem esses assuntos com a maior naturalidade em roda de amigos, sim porque lá não tem esse negócio de clube do bolinha e da luluzinha. Elas fazem festas em casa para amigos e amigas todas as sextas-feiras e todos se misturam e começam a conversar, elas cozinham para esses amigos que muitas vezes nem conhecem e passam a se conhecer porque são amigos de amigos. Parece ser bem divertido.

Estou gostando bastante do livro, sem contar que vem com algumas receitinhas francesas, confesso que gostei mais das receitas de doce.

Vocês já leram esse livro? O que acharam? Deixem a opinião de vocês nos comentários!


Beijos e ótima tarde de quinta-feira pra vocês!







Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Oi Tati, eu já li esse livro e também gostei muito. Parabéns pelo blog lindo, notei que mudou o layout, vc sempre muda né.

    beijo da Mah!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mah!

      Estou gostando muito desse livro, me fez enxergar outra atmosfera!
      Obrigada pelo carinho e que bom que gostou do lay do blog ^^

      Beijo beijo!

      Excluir