15 abril 2012

Vivienne Westwood

Oiess! Hoje na tag Calendário Fashion vamos falar de Vivienne Westwood, uma estilista inglesa renomada no mundo da moda.




Nascida no mês de abril, (de algum dia, porquê todas as biografias que pesquise terá datas e lugares diferentes de seu nascimento, só se sabe o mês, ano e país ) Reino Unido, no ano de 1941 sob o nome de Vivienne Isabel Swire, a estilista inglesa se consagrou com sua moda punk e new wave.

Vinda de uma família de classe média e morando no norte da Inglaterra onde naquela época não tinha nenhuma cultura, Vivienne foi morar em Londres aos 17 anos, passando pela faculdade de Westminster, graduando-se na faculdade de Goldsmiths como professora primária de inglês. Aos 21 anos casou-se com seu primeiro marido Derek Westwood, de quem adotou o sobrenome Westwood e teve um filho.

Em 1965 Vivienne conhece Malcolm McLaren, então com 24 anos e influenciada pelo clima rebelde dos anos 60 se separa de Derek para se casar com seu futuro sócio Malcolm com quem teve outro filho.  Malcolm tem responsabilidades no que diz a respeito  ao sobrenome de Vivienne: “Eu gostaria de ter mudado o meu nome, mas o Malcolm disse-me para o não mudar acontecesse o que acontecesse porque Westwood soa bem em inglês. É por isso que ainda o mantenho”. 

No começo dos anos 70 os dois abrem a primeira loja, no nº 430 da King’s Road, local onde as primeiras peças desenhadas por Westwood são vendidas. Em 1972 os interesses da designer se voltou para roupas de motociclistas, fechos de correr e de couro. A loja teve como marca uma caveira e ossos cruzados e renomeado Too Fast to Live, Too Young to DieWestwood e McLaren começaram a desenhar t-shirts com mensagens provocativas, levando à sua acusação sob as leis de obscenidade, a sua reação foi mudar a loja mais uma vez produzir imagens centrais ainda mais rígidos. Em 1974, a loja tinha sido rebatizada de Sex, uma característica pouco comum para a época. Sex Pistols  com o sucesso God Save the Queen são os percursores do movimento punk no Reino Unido. A banda nasce oficialmente em 1975, mas foi em 1972 que o grupo começa a dar os primeiros acordes na música, ainda com a designação “The Strands”. Um dos pontos de encontro da banda era a loja de Westwood e Malcom. Não tardou muito até que Malcolm virasse o empresário do grupo. Nos primeiros concertos, os Sex Pistols usaram criações de Westwood e foi um estrondoso sucesso. Em 1980 a loja foi reformada e rebatizada de Worlds End, o nome ainda em uso hoje.




Com o passar dos anos o movimento punk foi perdendo força, e com ele a sua moda.
Em meados da década de 1980 ela se divorcia e muda-se para a Itália, passa a dar aulas na Academia de Artes Aplicadas de Vienaonde conhece seu atual marido Marc Andréas.

Em 1981 Vivienne cria então sua primeira coleção, Pirates, apresentando looks com cortes inspirados nos século XVII e XVIII; algo mais romântico com um olhar histórico.


A década de 80 foi essencial para Westwood, com apresentações regulares na França. Em 1987 volta às passerelas de Londres com a coleçãoHarris Tweed”, inspirada na rainha Elizabeth II. Nesta altura Vivienne é desprezada pelas publicações de moda, sendo quase impossível ver referências do seu trabalho em livros especializados publicados até ao final da década. Até que em 1989 John Fairchild, editor da Women’s Wear Daily, menciona Vivienne Westwood no seu livro“Chic Savages” entre a lista dos seis melhores estilistas do mundo. Em 1990 e 1991 recebe o prêmio “British Fashion Designer of the Year”. Aos 64 anos ganhou o titulo de Lady da Rainha Elizabeth II da Inglaterra.

O espírito punk continua presente quer nas suas coleções quer nos seus ideais de vida. Ultimamente ela tem se dedicado a várias causas, tal como “AR”, o manifesto cultural anti-consumo onde escreveu que as pessoas veem demasiada televisão e apelou para que leiam mais livros e deixem de comprar produtos desnecessários. “As pessoas são treinadas pela mídia para serem consumidores perfeitos de produção de “lixo” em massa. As pessoas que usam estas coisas renderam-se ao sistema e isto mostra que parte dos seus cérebros  foi removido. Penso que é importante fazer boa roupa para que as pessoas tenham um aspecto mais individual, e não um produto publicitário em massa”. 
A marca Vivienne Westwood conta com quatro linhas: Vivienne Westwood Gold Label, Red Label, Anglomania e Vivienne Westwood Man. A loja Word's End é um lugar de passagem obrigatório para os visitantes de Londres onde se pode encontrar edições especiais da marca Anglomania.
Desde o inverno de 2007/2008 que Vivienne e Andreas, o seu actual marido e responsável pela parte masculina da marca, são as caras das próprias campanhas de publicidade. A partir do verão de 2009 Pamela Anderson passou a fazer parte das campanhas. Punk is still alive, que para o português significa "O punk ainda está vivo".
Algumas criações de Vivienne para 2012.







Casamenteira a moça heim? rsrs Mas as criações para 2012 estão lindas né?!

Querem saber mais sobre Westwood é só acessar o site  Vivienne Westwood.

Super beijos!



Comente com o Facebook:

7 comentários:

  1. OI Flor, amei seu post,muito interessante!!!
    esta rolando um sorteio no nosso blog,participa,bjus
    http://mundinhodellas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Gostei dos looks ;)não conhecia a estilista antes.
    Uma ótima semana!!
    Bjuus.

    meninaslegais1.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Simm, as criações para 2012 estão um arraso! Adorei saber mais sobre essa mulher tão importante no mundo da moda.
    Big bj ;*
    http://angelpoubel.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Que interessante *-*
    E que talento ela tem néh rs

    www.mundoo-cute.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. adorei o post, muito bem feito *-*
    http://belamalicia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Adoro as criações dela!
    E a história dela é bem interessante...

    http://rebucomcafe.blogspot.com.br

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Vivienne é "a cara". Sou muito fã!

    Beeeijo
    www.clubedadeinha.com

    ResponderExcluir